Aplicativo que promete acabar com a profissão de corretor de imóveis.

Aplicativo que promete acabar com a profissão de corretor de imóveis.

Aplicativo que promete acabar com a profissão de corretor de imóveis. Baixei o aplicativo que promete acabar com a profissão de corretor de imóveis. Abaixo minhas impressões e considerações:

Um programa sistema ou aplicativo, jamais conseguirá substituir um corretor de imóveis. Sempre faltará o lado humanizado da transação, o feeling e o sexto sentido, que jamais um sistema ou inteligência artificial poderá  ter.

Vi um aplicativo, que prometia exterminar com todos os corretores e imobiliárias da face da terra. Fui ver tal engenhoca e dei boas risadas, uma mistura de tinder com olx, simplesmente horrível. Informações desorganizadas e o pior, com meia dúzia de imóveis.

O engraçado, era o pessoal que o dono do defeituoso aplicativo, pagava para ficar comentando. Tipo frases assim: Somos o uber do mercado imobiliário e vocês os taxistas. Acabou a farra das comissões, decretado o fim dos corretores de imóveis.

Em fim, muita manchete para pouca notícia. Ouvi usuários que dizem desconfiar de propostas falsas, para alavancar o aplicativo. E que são forçados a comprar pacotes, pois as funcionalidades existentes são uma porcaria. Após comprarem o pacote ficaram igualmente decepcionados, pois o suporte era horrível, e as funcionalidades piores ainda.

Que segurança, um aplicativo pode dar em transações imobiliárias entre particulares. Dizer que tem departamento jurídico e não ganhar nada por isso?, desculpa mas a conta não fecha. O número de golpes, em negócios feitos entre particulares, é enorme e vejo o referido aplicativo como fadado ao fracasso por vários motivos:

  •  Número reduzido de imóveis, poucas ofertas.
  • Busca medonha, feita por programador, se pode se dizer que o cara que fez aquilo era um programador. Aonde o internauta fica perdido sem saber para onde ir, a taxa de rejeição deve passar de 80%. Por isso não otimiza em lugar nenhum.
  • Limitação de filtros de busca, normalmente isso acontece em sites que não tem quase nenhum imóvel.
  • A proposta do aplicativo e que particulares façam negócios, mas o site esta lotado de corretores de imóveis se passando por proprietários e compradores. O que desvirtua a proposta original do mal feito aplicativo.
  • Falta de segurança nas transações imobiliárias. Pois sem a supervisão de um profissional, sabe-se lá o que pode acontecer.

 

Poderia ficar aqui horas e horas, enumerando os erros e defeitos do tal aplicativo. Mas ele por si só já se mostra como a calamidade que é.

Os criadores desses aplicativos mirabolantes, não entendem que corretores de imóveis e imobiliárias. Detém o capital intelectual, a matéria prima a mercadoria ou seja a informação e Mapeamento Imobiliário. Sem isso esses aplicativos são apenas dados, jogados ao ciberespaço. Sem relevância ou otimização alguma, em resumo lixo cibernético.

Se o fim dos corretores e imobiliárias depender desse aplicativo, respirem aliviados meus amigos, nossa categoria viverá por mais mil anos. No final dos tempos só sobreviverão duas espécies, as baratas e os corretores de imóveis.

Artigo de Sérgio F. Barbosa.