Como Anda a Comunicação Empresarial em Sua Imobiliária?.

Como anda a comunicação empresarial dentro de sua imobiliária?. Será que os diretores da empresa se fazem entender nas suas solicitações?.

Já parou para pensar, que seus comandos não executados por funcionários e corretores, não são efetuados não por indisciplina, mas por falta de clareza de seu comando! ou seja, já lhe ocorreu que o seu pessoal não tenha entendido o que você pediu ?.

Você vai dizer mas eu disse em claro e bom som. Digo que só isso não garante compreensão alguma, pois a linguagem a ser adotada deve ser uma linguagem clara e acessível a todos, deve se explicar se necessário for até a exaustão, de forma que seu comando tenha sido atendido e absorvido pelo receptor final.

Emissor Mensagem Receptor :

 

Emissor é quem emite a mensagem no caso o supervisor, gerente, superintendente ou dono da organização.

Mensagem é a ordem emitida pelo emissor exemplo, hoje o corretor Marcelo fará plantão no empreendimento Alvorada, que fica na rua y número 77 – bairro jardins, qualquer dúvida tratar com o coordenador Pedro.

Notem que se essa comunicação for feita apenas de maneira verbal. E o corretor Marcelo não for ao plantão, o trabalho pode ser prejudicado, pois até se detectar que o corretor não foi ao plantão já pode ter se perdido meio expediente.

E o corretor Marcelo pode alegar não ter entendido a mensagem, alegando não ter sido clara, em resumo ficará a palavra do coordenador contra a do corretor.

A maneira correta da transmissão da mensagem seria a seguinte:

 

Hoje o corretor Marcelo fará plantão no empreendimento Alvorada. Que fica na rua y número 77 – bairro jardins, qualquer dúvida tratar com o coordenador Pedro, Marcelo por gentileza assine aqui o termo de ciência referente ao solicitado.

Notem que a comunicação escrita vai reforçar o compromisso de Marcelo, o qual não poderá se esquivar do compromisso, eu ainda acrescentaria mandar um email e um lembrete via torpedo sms ou whatssap.

A quem irá questionar dizendo mas o corretor é lógico que vai ao plantão, que corretor não iria ?, digo que já vi vários profissionais que por um convite de festa ou outros motivos, deixaram o plantão na mão, se é que podemos acrescentar a nomenclatura profissional a esse indivíduo.

A importância do canal de comunicação :

 

Como dito acima não basta a mensagem ser clara e objetiva. Ela precisa ser registrada para consultas futuras em caso de dúvida, os meios de canal são vários, memorando, email, mensagens via torpedo sms, redes sociais como Facebook, whatsapp ou as mais usadas no momento.

Mas acredito que o melhor canal de comunicação, seja um software de comunicação entre os membros da organização, aonde todas as mensagens possam ser vistas por seus integrantes.

Deve se investir tempo em treinamento nesse canal, para que o usuário não alegue não saber manusear o software, caso haja resistência por parte do usuário no aprendizado. Creio que está peça deve ser trocada para que não prejudique a grande engrenagem que é a empresa em questão.

Os Ruídos na Comunicação Empresarial

 

Introduzido no estudo da comunicação por Shannon e Weaver, ruído e tudo aquilo que atrapalha a qualidade da mensagem, a interferência no sinal exemplos:

No meio de uma palestra sobre um tema muito interessante, todos estão prestando muito atenção pois o palestrante hipnotiza todos os presentes. O ruído é aquele chato que toda hora interrompe o palestrante fazendo perguntas desnecessárias.

A mensagem ou leia-se ordem, pedido, solicitação, deve ser clara usando sempre o mesmo repertório de seu interlocutor. E com a eliminação de todos os ruídos, e registrada por meio de um canal.

Comunicar é tornar comum o que é falado, e para que isso aconteça, deve se aprimorar o idioma da corporação a mesma linguagem corporativa. Todos devem compreender o mesmo dialeto daquela empresa, uso esses termos para que fique claro que se não houver o entendimento pleno e perfeito, as linhas de comando ficam prejudicadas.

Quando falo em idioma, linguagem e dialeto, me refiro as expressões usadas no mercado imobiliário. Vgv, habite-se, itbi, itcmd mesmo as mais grosseiras como galinha morta, mosca branca, note que são expressões exclusivamente usadas em um nicho de mercado.  Para tanto senão forem totalmente compreendidas, irão dificultar na comunicação empresarial entre os membros da imobiliária.


Artigo de :

2014-06-15 01.48.53

Sérgio F. Barbosa