Como anunciar imóveis corretamente

Como anunciar imóveis corretamente

Como anunciar imóveis corretamente

Como anunciar imóveis corretamente, na hora de comprar a primeira casa ou simplesmente se mudar para um novo lar, as pessoas estão cada vez mais pesquisando na internet para encontrar o imóvel certo.

 Diante dessa realidade, a cada dia mais comum, é de extrema importância aprender anunciar e garantir enfoque ao seu anúncio, pois, dessa forma, as chances de a sua página ser vista com mais freqüência são muito maiores e, conseqüentemente, fechar um bom negócio será o resultado de todo o processo.

Nesse sentido, alguns fatores são altamente eficazes e essenciais para o sucesso de uma venda divulgada pela internet. Para fazer um anúncio chamativo, vamos imaginar todo o processo de criação da chamada que será a divulgação da venda ou aluguel de seu imóvel.

O que você quer vender ou alugar?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente a imagem que você quer passar para internauta e futuro interessado no seu imóvel. A descrição, portanto, merece uma atenção especial. O texto deve descrever, de forma sincera e ao mesmo tempo convidativa, as informações e atributos mais relevantes do imóvel. Ou seja, é importante mencionar a quantidade de quartos, banheiros, se há garagem, piscina, mobília ou outras vantagens.

Para facilitar a compreensão do possível interessado em seu imóvel, responda as possíveis perguntas que você mesmo faria ao procurar uma casa ou apartamento pela internet.

Qual é a sua localização? Há infra-estrutura de qualidade por perto, como prédios comerciais, escolas ou transporte público? Qual é o nível de segurança da região?
Lembre-se: não vale mentir, em hipótese alguma. Ninguém compra nada sem ter um contato visual com o produto. Por isso, evite surpresas desagradáveis ao futuro comprador ou inquilino, o que vai aumentar a sua credibilidade diante dele.

Título: o convite do anúncio

Intitular o anúncio é dos procedimentos mais importantes para que ele possa ser encontrado com maior facilidade. Por isso, o título funciona como um convite. Ele deve, então, resumir o que será encontrado dentro do texto.

Nesse sentido, o título deve ser bastante descritivo, com poucas palavras, destacando o que for fundamental para o seu anúncio e mais alguma informação que valorize o imóvel.

Um exemplo de título seria “Casa em Meia Praia de frente para o mar com 3 quartos”. Aqui, foi informado o tipo de imóvel, a localização, uma de suas características e ainda o seu diferencial, no caso, de “frente para o mar”.

A imagem e seu poder de comunicar

Adicionar fotos do imóvel anunciado é fundamental para despertar a atenção de futuros interessados. Quem procura por um imóvel certamente vai querer conhecer tanto a sua parte externa como a interna, e a melhor maneira de fazer isso, é expor fotos, que destaquem as principais características da casa ou apartamento.

O ideal é colocar uma foto de capa com uma visão geral da fachada da casa ou apartamento. E, em seguida, adicionar outras fotos dos principais cômodos, como sala, cozinha, banheiro e quartos e, se possível, enfocar os benefícios contidos nesses ambientes, como ar condicionado, por exemplo.

Um detalhe importante em relação às fotos, é que preferencialmente estas devem ser de boa qualidade, com imagens recentes e focalizadas. Além disso, é importante que os lugares fotografados estejam limpos e bem organizados, o que garante uma imagem de casa nova ou mesmo embeleza ainda mais o lugar. Uma cozinha com a pia cheia de louças certamente fará com que o interessado desista da compra, mesmo que o cômodo esteja em boas condições no que diz respeito à estrutura.

Cuidados com a escrita e o layout

Um anúncio bem escrito, sem erros de ortografia, é essencial para conquistar a credibilidade dos internautas. Nesse ponto, o melhor é pesquisar a ortografia das palavras do que escrever algo na dúvida.

Além disso, é importante evitar abreviações, o uso de gírias e escrever a descrição ou o restante do texto em caixa alta, o que acaba gerando desconforto para os leitores.

Em relação ao layout, quando o texto descritivo for muito longo, para organizá-lo e deixar a leitura menos cansativa, é possível estruturá-lo em mais parágrafos e alterná-los com espaços.

Os buscadores de imóveis  

Para ajudar na divulgação dos seus anúncios, uma estratégia é conhecer os buscadores de imóveis atuantes na internet. Esses buscadores são sites que divulgam diversas opções de imóveis tanto para venda, quanto para locação, o que inclui também o aluguel por temporada.

Na hora de escolher um ou outro buscador, pesquise sua credibilidade e confiabilidade, analisando, por exemplo, o tipo de relação que o site mantém com os internautas; se as páginas estão bem organizadas; e se o buscador em questão facilita a comunicação entre anunciantes, internautas e responsáveis pela página.

Anunciou, esteja disponível sempre

Quem anuncia espera que os interessados entrem em contato para fechar negócio. Portanto, é muito importante manter a comunicação, responder os e-mails, atender os telefonemas e sempre prestar informações de modo solícito. Ao receber uma chamada ou um e-mail, você se torna de fato um vendedor e ninguém que fechar negócio com profissionais desinteressados ou ausentes.

Mesmo que a proposta não seja interessante ou que o seu imóvel já esteja alugado ou vendido, é fundamental responder os e-mails com as informações solicitadas e atender as ligações. Isso porque, ao ser atendido, o internauta sentirá maior segurança e poderá mudar de ideia em relação à proposta ou ainda procurar o seu imóvel em outra oportunidade.

O fato é que as pessoas que entram em contato ficam ansiosas esperando um retorno. Por isso, não custa nada enviar as respostas o mais rápido possível, de preferência em um prazo de até 24 horas, afinal, o grande interessado em fechar um bom negócio é você.

Autora: Letícia Manzone
Jornalista com foco em Redes Sociais
@leticiamanzone