Conheça Alguns Critérios Para Avaliar Um Imóvel

Conheça alguns critérios para avaliar um imóvel

Avaliar um imóvel com a intenção de saber se vale a pena comprar ou vendê-lo não é uma tarefa fácil e existem algumas maneiras de estabelecer o preço de um imóvel levando em consideração aspectos técnicos e mercadológicos.

Neste texto vamos abordar os principais fatores que entram em jogo na hora de avaliar um imóvel. Assim, esperamos auxiliá-lo a entender como funciona a precificação de imóveis e fazer bons negócios. Mas lembre-se de consultar sempre que for fechar um negócio não deixe de consultar um profissional qualificado.

São diversos os critérios que influenciam o preço de um imóvel. Confira abaixo a lista com alguns deles:

A Localização do imóvel

Cada bairro possui um preço médio por metro quadrado do imóvel, com base em suas características e no perfil dos moradores. Mas também podemos encontrar diferentes valores dentro do mesmo bairro. Algumas ruas podem ser mais valorizadas que outras, devido a fatores como história do bairro, arborização, tranquilidade e serviços. Por outro lado, ruas com muito trânsito e poluição sonora tendem a ser bem menos valorizadas.

Além disso, a proximidade de vias de grande fluxo que facilitem a mobilidade e facilidade de acesso ao transporte público contam bastante na avaliação de um imóvel.

A Idade do imóvel

Imóveis novos costumam custar mais do que aqueles que já foram ocupados pois na maioria das vezes não precisam de reparo e costumam ter opções de lazer. Já os imóveis antigos costumam ser mais amplos e espaçosos. Apesar desse diferencial, costumam valer menos porque, muitas vezes, necessitam de reparos e tendem a não ter tantas opções de lazer.

A Segurança do Imóvel

Com o aumento das taxas de criminalidade os itens de segurança e condomínios fechados tem sido cada vez mais procurados. Recursos como porteiros 24 horas, sistema de vigilância e monitoramento, cerca elétrica, alarme e portão automático aumentam consideravelmente o valor do imóvel.

A Infraestrutura do condomínio

O valor de um imóvel aumenta consideravelmente se o condomínio contar com áreas de lazer como academia, piscina, salão de festas, espaço gourmet, churrasqueiras, jardim e playground.

A Vaga na garagem

A vaga de garagem é fator muito importante para estabelecer o preço do imóvel. Pois hoje em dia é comum que as famílias tenham automóveis e na maioria das vezes mais de um, imóveis que oferecem somente uma vaga na garagem não são tão valorizados.

O Andar do imóvel

Quanto mais alto é o andar do imóvel mais valorizado é o apartamento.

O Tamanho do imóvel

As famílias também estão menores e as transformações urbanas somado ao estilo de vida moderno têm influenciado o tamanho dos imóveis. Além disso cresce o número de pessoas que moram sozinhas, e por conta do pouco tempo para cuidar de um apartamento grande muitas pessoas preferem imóveis compactos e de fácil manutenção. Mesmo assim, muitos ainda buscam apartamentos antigos de olho principalmente em seu espaço amplo e preço mais vantajoso.

Fonte: Paulo Roberto Leardi