Cultura Organizacional X Liderança

Cultura Organizacional X Liderança

Cultura Organizacional X Liderança.

Cultura organizacional x liderança. Existe liderança na cultura organizacional das empresas?, o líder consegue em sua gestão mudar a cultura organizacional?. São perguntas como essas que pretendo esclarecer nesse artigo, boa leitura:

O que é Cultura Organizacional, em um simples exemplo vamos resumir:

1-) pessoas tem personalidade.

2-) organizações tem cultura.

Cultura Organizacional.

 

São os valores de uma organização, aquilo que seus fundadores implementaram como o padrão a ser seguido, por seus membros em resumo a filosofia da empresa.

As Histórias do começo da organização, exemplo a apple e o google começaram em uma garagem e depois de anos se tornaram potencias mundiais, como diria Rolando Boldrin, são os causos contados sobre a empresa.

As histórias sobre os fundadores, de como conseguiram transpor todas as dificuldades rumo ao sucesso da organização, isso é inspirador para todos os membros da equipe. Os quais se identificam e absorvem cada vez mais o espirito da empresa.

Cultura Organizacional X Liderança.

 

É uma questão complexa, e a pergunta a ser feita é a seguinte:  a cultura organizacional molda o líder ou o líder muda a cultura organizacional da empresa?. Depende de vários fatores envolvidos, mas acredito que o fator primordial chamasse resultados a curto e médio prazo. Só os resultados positivos são capazes de mudar a cultura organizacional de uma empresa – caso o contrário o gestor não terá força suficiente para implementar as mudanças na cultura organizacional da organização.

Cultura Organizacional X Liderança X Resultados.

 

O que será determinante nessa questão será a politica de resultados. De curto a médio prazo, pois se o líder provar que a cultura organizacional da empresa está ultrapassada, e mostrar que suas implementações a curto e médio prazo estão dando resultado, fatalmente a cultura organizacional da empresa sofrerá alterações.

Mas nos casos em que a cultura organizacional daquela empresa, esteja dando os resultados previstos nos planos de meta, certamente a cultura organizacional moldará o líder – que exercerá sua liderança no moldes da cultura daquela organização.

O Papel do Líder no Comportamento das Organizações.

 

O Líder tem o papel de transmitir os valores de uma organização. Aos membros desta, utilizando todo o capital intelectual adquirido da organização, sendo esse um caso clássico aonde o sistema organizacional moldou um líder, e agora o líder transmiti aos demais o que aprendeu da organização.

Tanto líder como a organização devem estar focados em reter talentos, um time com as peças certas e com um bom treinador leia-se líder, terá condições de estabelecer um padrão vencedor.

A cultura organizacional e o desafio do líder.

 

Acredito que o maior desafio do líder, seja a unificação entre os elementos da velha e nova cultura organizacional da empresa. Pois se mudar radicalmente corre o risco de romper com todos os valores ou seja o legado da organização.

exemplo:

Uma construtora de Alto Padrão, conhecida por seus projetos de requinte e bom gosto, começar a trabalhar com imóveis populares, isso seria uma marca negativa na imagem daquela construtora que sempre trabalhou com imóveis de alto padrão, a marca legado e prestigio fazem parte de uma cultura organizacional.

O líder neste caso deveria sugerir o seguinte:

para aumentarmos a nossa lucratividade, lançaremos no mercado uma marca que vai trabalhar com imóveis de padrão popular. Note que dessa maneira o líder, encontrou uma forma de aumentar a lucratividade da empresa, e o melhor sem mudar a cultura organizacional da empresa principal.

Artigo de :

2014-06-15 01.48.53

Sérgio F.Barbosa