Equipes de alto desempenho

Equipes de alto desempenho

A excelência organizacional, grupal e pessoal resulta da conjugação de múltiplos fatores, tais como: liderança, decisões, planos, recursos, trabalho e espírito de equipe, comportamentos, habilidades e esforços. Esses elementos são encontrados no âmbito da organização, da equipe e do indivíduo.

Neste artigo me ocupo apenas do fator equipe. Porém, no lugar de oferecer uma definição unidimensional (“uma equipe é…”) prefiro priorizar sete características das equipes de alto desempenho:

1 – servir com excelência aos mesmos clientes;
2 – compartilhar valores, metas, planos, lideranças e recursos;
3 – conhecer e aprender a usar as capacidades de cada membro;
4 – comunicar, entender, agir e resolver problemas;
5 – cooperar para competir;
6 – aprimorar as capacidades individuais;
7 – manter constância de propósitos e de desempenho.

Essas características representam um conjunto de lições significativas para apreender e aplicar com o objetivo de satisfazer clientes e, ao mesmo tempo, criar uma equipe vencedora. Não basta juntar talentos individuais, treiná-los e dotá-los de recursos modernos. É preciso construir e reconstruir continuamente a eficácia da equipe.

O método de ATIVAÇÃO DE CONTEÚDO (aprender de dentro para fora com base em conhecimentos existentes e experiência acumulada dos membros da equipe) e HABITUAÇÃO (transformar aprendizagem em comportamentos rotineiros) que desenvolvi junto com meus parceiros de negócio, tem mostrado-se uma ferramenta eficaz para promover mudanças que os enfoques tradicionais de treinamento não conseguem.

CLIENTES COMUNS são um componente obrigatório para definir uma equipe e nortear os esforços. Todos nós possuímos vários clientes (externos ou internos). O trabalho da equipe deve contribuir para o sucesso desses clientes. Conhecer as necessidades, descobrir melhores formas de agregar valor, estreitar o relacionamento, customizar produtos e serviços é a primeira lição no caminho do alto desempenho grupal.

Servir com excelência exige COMPARTILHAR VALORES (éticos e profissionais), METAS e PRIORIDADES (o que fazer), PLANOS (como fazer), LIDERANÇA (coordenação) e RECURSOS (ferramentas).

Para atender os clientes com excelência a equipe deve CONHECER e APRENDER a UTILIZAR as CAPACIDADES (pontos fortes) dos seus membros e a COMPENSAR os pontos fracos, delegando tarefas e poder para as pessoas certas.

COMUNICAR, ENTENDER, AGIR E RESOLVER envolve interagir com os diferentes públicos e interlocutores, falar e ser entendido, ouvir e entender. A preocupação é com a troca e processamento de informações que façam o trabalho em conjunto fluir sem atritos, mal-entendidos e outros ruídos.

COOPERAR PARA COMPETIR. Não sou contra a competição. Ela é humana, motiva e incita à superação constante do desempenho individual, grupal e organizacional. A tarefa do líder é orientar a equipe a competir contra os concorrentes pela preferência dos clientes e inibir a competição interna contra colegas e outras áreas de trabalho.

Na base de toda organização e grupo social encontramos indivíduos que com seus dons contribuem para o sucesso nos negócios. Trata-se de um capital de caráter individual que empregamos a favor dos clientes, da organização e da equipe. Mesmo sendo o talento pessoal um dom, é preciso continuar a aprimorá-lo em benefício dos clientes, da equipe e de nós próprios.

Estão lembrados que no início falei em lições? Pois bem, A CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS E DE DESEMPENHO é a prova definitiva que a equipe fez a lição de casa com disciplina, inteligência e determinação. A dinâmica de um time vencedor é feita de consenso (clientes, metas e valores) e de diferenças (capacidades individuais); como também é feita de indivíduos que se envaidecem quando elogiados, mas mesmo assim, asseguram a consciência que as maiores realizações de uma equipe ocorrem quando se abandona o hábito de atribuir créditos individuais.

É como disse o lendário Henry Ford “Juntar-se é um início; manter-se unidos é progresso, trabalhar juntos é sucesso”.

Por Eugen Emil Pfister Júnior para o RH.com.br