Etnocentrismo no Mercado Imobiliário

Pouco comentado, mas existe um etnocentrismo no mercado imobiliário, etnocentrismo é a visão de pessoas, que acham que o seu grupo étnico, nação ou regionalidade; são superiores ou mais importantes que os demais.

O etnocentrismo imobiliário, é achar que o seu modo de trabalho é superior ao do seu colega, pensar que suas técnicas de negociação são melhores, e desconsiderar o modo de trabalho do parceiro, isso tem um nome e se chama “etnocentrismo.”

Em suma, o etnocentrismo surge quando um indivíduo ou grupo considera a sua cultura como a mais sofisticada e superior do que as culturas dos demais. Este é um fenômeno tão complexo e amplo que se pode dizer que foi esta lógica que direcionou as ações de estratégia geopolítica das nações que originaram o capitalismo como modo de produção. Através do Imperialismo, essas nações se viram na missão de proporcionar ao restante do mundo o modo de vida do europeu de “homem civilizado”, e com isso garantir dominação e hegemonia sobre outros povos considerados inferiores (COUCHE, 2004).

No mercado imobiliário, é uma constante vermos os colegas, em suas narrativas, a impor que a sua maneira, experiência de mercado; são as certas. Meio que impondo aos demais, a sua padronização de ideias; como se fosse uma verdade absoluta. Um exemplo Claro de etnocentrismo.