Vila Curuçá Conheça a História do Bairro

Conheça a História do Bairro da Vila Curuça

Contarei a História do Bairro da Vila Curuça, por duas óticas a primeira por mim que sou corretor de imóveis, e que conheci os fundadores da referida vila curuça, o pessoal da Companhia Curuçá que loteou o Bairro inteiro, e a segunda ótica que é a do site wikipédia aonde  eles vem com todos os dados colhidos nos livros de história simplesmente transportando os dados do livro físico para a eternidade digital, em conversa com o ex Superintendente da Companhia Curuçá empresa que loteou o Bairro inteiro, fui informado que o bairro foi loteado em seis loteamentos, tenho aqui em meu escritório uma das raras plantas originais do sexto loteamento da Vila Curuçá, hoje esse bairro está em franca valorização, é um dos poucos bairros estritamente residenciais de São Miguel Paulista.

História Segundo o Wikipédia

A história de Vila Curuçá é a mesma do distrito de Itaim Paulista e a parte leste do distrito do Jardim Helena, o início da exploração pelos portugueses ocorreu no início do século 17, com a doação de semarias a portugueses. Consta que entre o período de 1610 e 1611, o Bandeirante Domingos de Góes virou “sesmeiro” das terras da região do “boi sentado” que estão localizadas nas proximidades do Rio Tietê. Elas foram passadas para o controle dos padres carmelitas em 1621. Nesse período foi construído uma capela denominada Nossa Senhora da Biacica (esse nome vem do tupi “imbeicica” ou “cipó resistente”, facilmente encontrado no rio Tietê), capela essa que é considerada como um marco da colonização da região. Por muito tempo Itaim Paulista e Vila Curuçá e a parte leste do Jardim Helena formavam um bairro só, chamado de “imbeicica”, depois houve a separação.

Nesse distrito fica a sede da subprefeitura do Itaim Paulista e por isso, o senso comum da maioria das pessoas determina que Vila Curuçá seria uma bairro de Itaim Paulista, o que é desmentido pelos mapas oficiais da Prefeitura de São Paulo.

Opções de Diversão

Nesse distrito existe uma unidade do CEU (Centro Educacional Unificado) chamado de “CEUVila Curuçá”, que funciona como escola de ensino infantil, ensino fundamental e centro de recreação para os habitantes da região.  no local funciona um telecentro que propricia acesso a internet para os mais pobres.

Próximo ao CEU Vila Curuçá existe um Clube da Cidade, se trata de um centro de diversão e recreação da Prefeitura de São Paulo, cujos centros semelhantes estão espalhados pela cidade. No local existem piscinas, quadras e outras atrações para receber os mais de 3000 visitantes a cada final-de-semana no verão e recebe os idosos para os bailes de terceira idade. O requisito fundamental é ser morador da Vila Curuçá ou do Itaim Paulista.

Nova Estação

O distrito de Vila Curuçá é beneficiado pela Estação da CPTM: Jardim Helena – Vila Mara, Inaugurada em 28 de maio de 2008. Estação que facilitará o acesso ao bairro, além de melhorar o comercio em geral.

Fontes :

www.bancodosimoveis.net

e wikipédia

Conheceu o Bairro que Tal Comprar um Imóvel na Vila Curuça.

confira o site com mais imóveis disponíveis para venda na Vila Curuçá  :

www.altopedroso.com.br

..:: Alto Pedroso Imóveis  Rua Tiago Ferreira nº 564 – CEP 08011-270
PABX: 2297-2001 | 2032-4040 | 2297-7007 ou até às 23 horas no celular: (11) 9526-0007
NEXTEL: 11-7739-1339 ID: 55*11*28939 – E-mail: altopedrosoimoveis@gmail.com

vendemos seu imóvel mais rápido cadastre conosco