Lições da Família Corleone Aplicadas aos Negócios.

As lições da família Corleone Aplicadas aos negócios. São de autoria de Sérgio F. Barbosa, que carinhosamente é chamado por seus clientes de Don Sergione, por ser um fã da triologia de Mario Puzo e Francis Ford Copolla. Os textos abaixo serão parte integrante do livro ”proposta irrecusável”   o livro será fruto de muita pesquisa em volta do universo de ”O Poderoso Chefão”. Existem pessoas poderosas no mundo dos negócios que adotaram os filmes como um mantra. E sinceramente vejo o mesmo como um manual para ser bem sucedido, boa leitura a todos em as lições da Família Corleone Aplicadas aos Negócios.

Lições da Família Corleone Aplicadas aos Negócios

 

1-) Homem Rico é Aquele que Tem Amigos Poderosos
primeira lição:

Dinheiro só não é tudo, você precisa ser uma pessoa com dinheiro certo e amizades certas, ambos estão interligados um ao outro e são como a porta e a chave. Um sem o outro não te levará para o lugar certo, para abrir as portas certas você precisa ter os amigos certos, seja ético e cumpridor de sua palavra dessa forma as pessoas terão confiança em você, e provavelmente você terá mais chances de cair nas graças de pessoas mais influentes, ampliando desta forma seu circulo de amizades.

2-) Nunca odeie seus inimigos, isso afeta seu julgamento.
segunda lição

Mesmo um concorrente desleal ou um inimigo mortal. Não pode ser odiado pois o ódio é o pior dos sentimentos e mal conselheiro, todas as ações devem ser tomadas de cabeça fresca, e sem ressentimentos. Dessa forma a estratégia flui naturalmente e aumentam as possibilidades de se alcançar todas as metas ora objetivadas.

Quando você tem inimigos declarados isso é ruim. Pois sua própria mente armará armadilhas contra você, tudo de mal que acontecer você atribuirá a determinada pessoa, que as vezes nem foi a autora da mazela praticada contra você ou sua família. Inimigos devem ser tratados com educação, cordialidade e respeito mesmo que seja um respeito não verdadeiro mais fabricado.

Ter um bom clima de trato, e que você só o considere inimigo em sua psique mais nunca declaradamente. Nunca revele planos ou ações, tudo que dizer a ele deve ser calculado e dito de forma estratégica não revelando seu plano principal. Diga coisas que possam o levar a erro, mais sempre esteja vários passos a frente e quando ele cair, que seu plano já está montado e check mate.

Homens realmente grandes, não nascem grandes, tornam-se grandes.
terceira lição:

Avalio a grandeza de um homem pelo pioneirismo veja o exemplo das casas bahia: Samuel Klein começou do zero vendendo seus produtos na rua de casa em casa, ele não nasceu grande como seu filho Michel Klein, mas se tornou grande ao levantar um império do nada. Nunca diga que não tem sorte na vida pois se você declarar isso, isso lhe acontecerá, vá a luta, tente, arrisque, batalhe, se especialize, corra atrás do seu sonho. Conheça várias pessoas e depois separe o joio do trigo, fique só com as pessoas boas que lhe farão progredir, um homem só será realmente grande quando aprender a lidar com as perdas. e lembre-se que ”o sol nasceu para todos, mais a sombra é para quem merece”.


Deixe que seus amigos subestimem suas qualidades e que seus inimigos superestimem seus defeitos.

quarta lição:

 



Não importa o que seus amigos ou inimigos dizem pelas costas, ou pensam secretamente sobre você. O que importa é o que você deve fazer para que quando eles cruzem seu caminho, haja respeito no trato frente a frente, suas ações devem suplantar suas palavras esse é o maior exemplo de respeito dado por um homem, suas ações falam por si e nunca ao contrário.


 

Farei uma Proposta Irrecusável.

quinta lição:

 

Aprenda uma lição, no mundo dos negócios quem blefa perde credibilidade. Quando for fazer uma oferta certifique-se que poderá cumprir. Seja honesto e tire proveito dessa situação, faça sua proposta e mostre que ela e feita de forma firme e valiosa. Essa tática e perfeita para ser usada contra pessoas desonestas que costumam não cumprir a palavra, use a inversão de valores se te proporem alguma proposta indecente diga que cobre a oferta.  E de um prazo pequeno para a parte dar a resposta,  se ela não topar ela ficará sem moral, e dessa forma você terá uma vantagem sobre o oponente, sua moral, ética e palavra devem obrigar a pessoa do outro lado da mesa a ficar acuada. Como se ela tivesse Luca Brasi e Albert Neri ao lado aguardando uma resposta.


Amigos e Negócios, Agua e Azeite
sexta lição:



talvez a maior verdade de todas nessas lições. Pois existem vários empresários bem sucedidos, que tombaram por confiarem cegamente em amizades, falsas amizades, tenha do seu lado só os melhores profissionais para assessora-lo. Se seu amigo é o melhor fique com ele, se ele está deixando a desejar o substitua rapidamente, a regra deve ser a seguinte, é bom fica e ruim sai e mais ou menos não serve, se cerque dos melhores.


Se existe algo certo nessa vida, se a história nos ensinou alguma coisa, é que qualquer pessoa pode ser morta ou (destruída)
sétima lição:


Como diz o dito popular, é necessário ter um olho no peixe e o outro no gato, Quem diria que empresas como Data Control, Mapim, Vasp e tantas outras quebrariam ? lembro que na construção civil a Encol era tida como uma gigante a prova de falhas, era um exemplo vivo de firma forte que se despedaçou igual a papel molhado. A vida meus caros é como uma grande roda gigante, hoje estamos no alto amanhã quem sabe?. Sempre esteja amparado por uma forte muralha de amizades influentes.

Um Homem que não se dedica a Familia Não é um Homem de Verdade.
oitava lição:


Trabalhe duro durante o dia, e curta com sua família a noite. e nos finais de semana vá passear com eles eu ainda não consegui fazer isso mais terei como prioridade. Pois a vida é uma só e o abraço não dado hoje na esposa e nos filhos jamais será recuperado amanhã, trate também como família as pessoas fiéis a você nos negócios. Pois delas dependem o seu sucesso, e lembre-se nunca confunda ”amigos” com família, as pessoas que são leais a você não são suas amigas, elas são família pois lealdade é algo raro e merece ter tratamento diferenciado.


Tenha um consiglierie
nona lição:

Que seja uma assessoria especializada, ou alguém de sua família. mas você precisa de um consiglierie antes de tomar qualquer decisão importante, essa pessoa deve te mostrar a posição de que olha o problema de fora. Ou seja é uma segunda opinião que lhe ajudará a tomar a decisão certa, mais lembre-se o chefe é você ouça seu consiglierie mais  não faça tudo que ele diz. siga sempre a razão mais de vez em quando também ouça a outras opiniões, analise todas as possibilidades e finalmente quando estiver phd no assunto tome a decisão.


Mantenha seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos ainda.
décima lição:

 

Esse conselho é para quem já chegou lá, e não pense que agora está tudo fácil, e que você venceu na vida pronto e acabou, os problemas começam agora tem muita gente querendo o seu lugar. E farão o que for possível para lhe emboscar, e tirar proveito de seu patrimônio, as pessoas a sua volta devem saber que você está rodeado de pessoas influentes. E que mexer com você é mal negócio, tenha amigos poderosos e seja visto com os mesmos, isso ampliará o escudo moral em volta de sua pessoa.

 


 

Artigo de Sérgio F. Barbosa.