O mercado imobiliário está parado ou não?

  • Essa é a pergunta que muitos profissionais do setor e o consumidor querem saber por conta da crise política que assola o Brasil.O gráfico abaixo mostra o índice de pesquisa de acessos do Grupo SP Imóvel (Grande São Paulo) de Janeiro de 2014 até Janeiro de 2015. Através dele, é fácil perceber que o público não parou de buscar a realização do sonho da compra da casa própria, ou até mesmo, da troca do seu imóvel.

    O aumento no primeiro trimestre do ano sempre foi normal, mas em Janeiro de 2015, atingiu o seu ápice de ascensão dos últimos 12 anos (desde o lançamento do Portal ZN Imóvel), ultrapassando em mais de 5% se comparado ao primeiro mês do ano passado.

    Alguns especialistas acreditam que o mercado imobiliário tende a sofrer uma nova retração em 2015, porém, o número de interessados não condiz com a realidade. Em 2014, o setor foi atingido pelas incertezas econômicas mundiais, manifestações imensas em todo o país, Copa do Mundo e a eleição Presidencial mais acirrada da história do país. Fatos que refletiram diretamente no ramo, ocorrendo uma diminuição das vendas em mais de 50% comparado com os anos anteriores.

    Porém, a tese da retração no mercado imobiliário para 2015, é mera especulação. Percebe-se (ainda no gráfico) que janeiro deste ano já superou todas as expectativas de acesso de visitação ao atingir 615.571 pessoas em busca de um novo imóvel.

    O primeiro trimestre do ano é a fase em que todas as expectativas estão voltadas para as novas realizações. É neste momento que as pessoas começam a colocar em execução os planos, metas e objetivos. Assim, elas aproveitam as férias para organizar a vida pessoal e colocar em dia as pendências.  E uma das metas mais importantes para o brasileiro é a conquista da casa própria.

    Assim, não deixe passar os meses ou anos esperando que imóvel dos seus sonhos baixe de preço, pois isso possivelmente não acontecerá.  Devido essa espera, grandes oportunidades podem surgir na sua frente.  Portanto, essa é a hora perfeita para pechinchar por um bom desconto com a construtora ou com o corretor de sua confiança.