O Que é Administração e a Sua Aplicação em Empresas Imobiliárias.

O que é  administração e Sua Aplicação nas Organizações Imobiliárias.

 

Administração é  o trabalho ou processo de trabalhar com pessoas e  realizar tarefas  na organização. Gosto muito do termo usado pelo professor Osmar Pastore o qual diz o seguinte:

“Administração é  postergar o máximo  possível o fechamento da empresa”

Quem não  se lembra de empresas como mappin, data control, aplicando ao mercado imobiliário poderíamos falar da empresa de Clineu Rocha, ou da Encol e tantas outras que foram líderes de mercado. E agora não existem mais, empresas são  como pessoas elas vem  e vão.

Administração x Sorte

 

A administração é  a arte de gerir pessoas e recursos, tudo deve ter um objetivo definido dentro da organização, a empresa deve funcionar como um relógio suíço eficiência cronometrada. Existem empresas que chegam a alguns resultados por pura sorte, e isso é  uma prova que a empresa está sendo mal administrada, administração x sorte igual a água e óleo.

Administração pode ser aplicada em :

 

A administração pode ser aplicada em tudo, trabalho, vida pessoal, lazer em fim a administração pode ser aplicada em diferentes formas e formatos.

Modelo de Administração de  Frederick Winslow Taylor.

 

 

 Taylor foi o pai da administração cientifica, administração está que se baseia na aplicação do método científico  na administração com a intenção de garantir o melhor custo benefício aos sistemas produção.

A falta de padronização da metodologia de trabalho, a falta de conhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração feita foram as principais falhas estudadas por Taylor.

A falta de padronização da metodologia de trabalho, a falta de conhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários. E a forma de remuneração feita foram as principais falhas estudadas por Taylor.

Taylor foi o pai da administração cientifica. Administração está que se baseia na aplicação do método científico na administração, com a intenção de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produção.

Taylor propunha a especialização do operário. para que o mesmo fizesse determinada tarefa que lhe fosse incumbida, no menor tempo possível, e que a remuneração deste operário fosse feita com base na sua produção. Ou seja quanto mais produzisse mais alta a remuneração.

É comum vermos em organizações imobiliárias a falta de padronização, partindo do principio de Taylor as organizações imobiliárias deveriam investir na formação de seus corretores de imóveis. Pessoal do administrativo, e todos funcionários da empresa.

O que vemos não é isso, nas pequenas e médias empresas imobiliárias sequer existe uma departamentalização. O corretor de imóveis é o famoso clinica geral, atende tudo e todos e o pior sem especialização alguma, quando chega na hora de fechar um grande negócio poderá perdê-lo por falta de instrução.

Recomendo a leitura de ”Administração de oficinas” de Frederick Winslow Taylor, para uma maior compreensão deste artigo, o ideal é investir na especialização do pessoal, assim como ter um corretor especialista para cada tipo de transação.

Modelo de Administração de Henri Fayol.

 

 

Idealizador da Teoria Clássica da Administração. Henri Fayol Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, entendia que deveria haver clareza de comando. Pois se o subordinado não tivesse a orientação correta ele faria a coisa errada, Fayol acreditava que todos os comandos deveriam fluir da cabeça do dono até o chão de fábrica de maneira uniforme.

Fayol acreditava na soberania da Unidade de comando – Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

Distribuição de trabalho – e especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, em nome da eficiência da produção aumentando a produtividade.

Unidade de Comando – controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

Sempre prevalece os interesses gerais – Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

Modelo de Administração de Henry Ford.

 

 

Henry Ford um grande visionário, um homem a frente de seu tempo. Empresário antenado, que tinha um talento maravilhoso para a adaptação de outros conceitos em prol de sua organização.

Em visita a um açougue, viu como um boi pendurado em um trilho passava por diversos funcionários, cada um tirava um corte de carne, até que no fim da linha – sobrava só a carcaça. Ford utilizou esse princípio só que ao contrário.

 

Seus operários ficavam parados colocando partes à carcaça do automóvel.  À medida que esse ia passando por eles sobre uma esteira rolante, e mais tarde pendurado em trilhos, Quando esta técnica foi amplamente implementada em suas fábricas, o tempo de montagem do chassis do Modelo T caiu de 12 horas e 30 minutos para 5 horas e 50 minutos, proporcionando assim um grande ganho na produção.

Em 1914, 13 mil trabalhadores na Ford produziam 260.720 automóveis, Em comparação, o resto da indústria usou 66 mil trabalhadores para produzir 286.350 automóveis, vejam só a diferença.

 

 Aplicando ao mercado imobiliário, devemos nos inspirar em Ford, o qual pegou o melhor de cada modelo e aplicou em sua organização. Acredito que devemos aplicar o melhor de cada modelo, dessa forma poderemos criar um modelo que atenda a nossas necessidades, pegue um pouco de Taylor, Fayol ou Ford e faça a diferença.

Artigo de :

2014-06-15 01.48.53

Sérgio F. Barbosa