O que é inteligência emocional?

O que é inteligência emocional ? Quando se fala sobre inteligência emocional, nos referimos a uma expressão cunhada pelo psicólogo Daniel Goleman, do Estudo do Comportamento Individual na Organização II Universidade de Harvard, que significa o conjunto de habilidades/características humanas.

Por exemplo em uma reunião refere – se a hora certa de falar, saber aplicar o time certo em reuniões ou ao reivindicar alguma coisa.

A inteligência emocional é  a arte de monitorar as próprias emoções assim como também as emoções alheias, saber encontrar o perfeito equilíbrio entre emoção e raciocínio.

A inteligência emocional na corretagem imobiliária.

 

Imagine uma equipe de vendas com mais de 30 profissionais, lá teremos todos os tipos de pessoas vejamos :

Pessoas autoconscientes :

Pessoas que sabem identificar as suas emoções no momento em que acontecem e são racionais para saber como agir em todas as situações.

Tem boa saúde emocional, enxergam o lado bom das coisas e da vida em vários contextos, controlam suas emoções em prol de si mesmas.

Pessoas mergulhadas:

Não sabem identificar as emoções que vivem, e se levam facilmente por essas emoções, pessoas que são  facilmente desacreditadas por membros de seu convívio, devido ao seu descontrole emocional, as emoções confusas dominam completamente o seu raciocínio

Pessoas resignadas:

Essas pessoas até sabem identificar o seu estado emocional, mas não se esforçam para ajustar o mesmo, existem profissionais que são verdadeiros  exemplos dentro da organização, mas ao primeiro ponto de vista que não  vá  de encontro com suas idéias, acontece um verdadeiro cataclisma e esse profissional imediatamente reage com comportamento totalmente inadequado ao seu estado anterior.

Pessoas impulsivas :

Do nada agem com comportamento agressivo e injustificável, e após auto análise do que fizeram se dão  conta de que agiram de maneira inadequada, pedem desculpas dizem aos colegas de empresa desculpa eu sou assim mesmo, foi tudo dito em um momento de nervoso desculpa aí.

A inteligência emocional deve ser usada para o perfeito equilíbrio entre emoções e racionalidade dos membros da equipe, popularmente falando o meio de campo que distribui a bola para o resto do time.

No ambiente organizacional  das empresas sempre devem existir profissionais habilitados a administarem os conflitos, os apagadores de incêndio da organização, esses com sua racionalidade e bons exemplos irão influenciar no clima organizacional, afinal a maneira como vamos agir, depende do ambiente em que nos encontramos, e criar um bom ambiente é  a missão do topo da organização.

”Em resumo Inteligência  emocional é  a habilidade de operacionalizar em meio a fogueira das vaidades”

Artigo de :

2014-06-15 01.48.53

Sérgio F. Barbosa