O que o brasileiro procura em um imóvel?

Você já parou para pensar nos motivos que levam as pessoas a comprarem um imóvel? O brasileiro hoje quer muito mais do que um apartamento para morar. Há uma busca pela realização de um sonho.

Um cenário bastante favorável – com o desenvolvimento econômico, estabilidade financeira do país e algumas mudanças na legislação – possibilitou um aumento da oferta de crédito fazendo com que mais pessoas passassem a ter acesso ao financiamento habitacional e dessa forma também pudessem concretizar o desejo da casa própria, inclusive os consumidores das classes C e D.

Como venho apontando desde o início deste blog, esse diversificado painel de clientes está cada vez mais exigente. Por isso, todos os envolvidos no segmento imobiliário devem estar atentos, desde o empresário até o operário da construção. Hoje não basta apenas entregar o empreendimento com uma boa estrutura física. Há uma maior valorização da qualidade de vida, da busca pela saúde e pela ampliação do relacionamento, ou seja, da rede social. Você concorda?

Ao longo desses mais de 10 anos de atuação no setor tenho acompanhado os diferentes perfis dos clientes. Percebo que a dinâmica dos últimos anos é de uma procura cada vez maior por espaços que proporcionem maior interação social e uma vida mais saudável, por exemplo, a preferência por projetos que contem com opções para prática de esportes com itens como piscinas, quadras poliesportivas, pista para caminhada, entre outros.

Além disso, os ambientes que proporcionem um convívio mais qualificado, no qual os moradores possam receber seus amigos e familiares, também têm recebido grande destaque. Assim, espaços como varanda gourmet, salões de festas, churrasqueiras estão entre os quesitos que influenciam bastante na hora da escolha do imóvel. Com esses atrativos os moradores estão até mesmo descobrindo e desenvolvendo novos talentos como o de cozinhar para as pessoas queridas e com isso promover uma boa recepção.

Acredito que hoje o que os brasileiros mais procuram são:

A realização de um sonho;
Maior qualidade de vida;
Mais segurança;
Boa mobilidade urbana.
E as construtoras estão em processo de adaptação, a fim de oferecer empreendimentos cada vez mais atrativos e que atendam aos reais desejos dos compradores. Percebemos isso por meio do sucesso dos modelos de empreendimentos mistos, por exemplo, que hoje oferecem em único espaço opções para moradia, lazer, trabalho e conveniências. Assim o morador tem acesso a uma série de facilidades sem precisar sair de casa, sem enfrentar o stress do trânsito das grandes cidades.

Há também uma constante busca por uma localização estratégica dos empreendimentos que possibilitem ao morador estar perto dos principais centros econômicos e de lazer.

E você, o que procura em um imóvel? Quais são os itens que mais te atraem? Segurança? Conforto? Qualidade de vida? Participe, deixe o seu comentário.

A imagem utilizada em destaque nesse post foi retirada do site http://www.zap.com.br/revista/imoveis/tag/verba/