Os Grupos nas Organizações Imobiliárias

os grupos nas organizações imobiliárias

Os Grupos nas Organizações Imobiliárias.

 

O que é grupo?. é a interação de dois ou mais indivíduos, com o proposito de alcançar algum objetivo, acima foi mencionado o termo técnico, sobre o assunto grupo me refiro as populares panelinhas do escritório. Assim são popularmente conhecidas pois os corretores de imóveis devido ao convívio diário, acabam criando afinidade e formam um grupo.

Quando os grupos são nocivos a organização imobiliária.

Quando os assuntos abordados pelo grupo, não são relativos aos interesses do escritório. Ou seja o compartilhamento de vídeos, mostrar fotos nas redes sociais, divulgação de material pornográfico diversos assuntos não relacionados aos trabalhos do escritório.
Essas ações desviam o foco das metas de venda da empresa. conheço corretores que matam mais da metade do dia no youtube, facebook e outras redes sociais. E depois atribuem o seu insucesso de vendas a problemas relativos ao mercado, assim também como conheço corretores focados que faturam alto haja vista não perderem seu tempo com essas besteiras. E detalhe estou falando de corretores de imóveis da mesma empresa, que recebem iguais oportunidades e estão no mesmo ambiente organizacional.

Como motivar os grupos em prol da organização.

As famosas equipes de venda, comum em lançamentos imobiliários, ou existe também as equipes. Grupo de corretores de imóveis que se reportam a um gerente ou coordenador, podem ser motivados da seguinte forma:
  1. Recompensas ao grupo, que bater a meta ora objetivada.
  2. Estimular a concordância em relação às metas do grupo.
  3. Estimular a competição com outros grupos existentes na empresa.
  4. Premiação individual para os destaques.
Vejo como interessante adotar dois tipos de premiação, uma e primeiramente para a equipe, e outra para os dois ou três destaques do grupo. Dessa forma o empenho dos participante em atingir o primeiro lugar, contribuirá de forma significativa para a obtenção das metas do grupo.

Quem é o Líder nas Organizações Imobiliárias.

O líder do grupo nesse setor pode ser representado pelo gerente, coordenador, superintendente, ou dono da imobiliária. É de suma importância que o líder exerça a liderança de forma harmoniosa, visando o bem estar e bom desempenho de todos os membros do grupo. Liderar e saber administrar conflitos, encontrar a solução dos problemas rumo ao cumprimento das metas.

Elton Mayo e a Teoria das Relações Humanas.

Cientista social australiano, Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas. Que era avesso aos princípios do trabalho de Frederick Taylor, sendo professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard. Elton Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932.
Uma ótima leitura para quem procura entender, sobre relações humanas e a formação de grupos em uma organização. Tanto como imobiliária ou qualquer outro ramo, sendo que as conclusões de Elton Mayo foram as seguintes:

Conclusão da experiência:

 

O nível de produção é determinado pela integração social, e não pela capacidade física dos operários. O comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo (agem como parte do grupo).

 

O comportamento dos trabalhadores está condicionado às normas padrões sociais, (agem de modo a obter recompensas sociais ou a não obter sanções sociais).

 

A empresa passou a ser vista como um conjunto de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal.

 

A existência de grupos sociais que se mantém em constante interação social dentro da empresa.

 

Os elementos emocionais e mesmo irracionais passam a merecer uma maior atenção.

 

Embora o corretor de imóveis receba por suas vendas, ele sempre fará parte de um grupo. Leia-se recompensas sociais como comissão, e não obter sanções sociais a vender o quanto antes para não ser alvo de criticas ou questionamento de seus supervisores, recomendo o aprofundamento do assunto através da leitura de Elton Mayo em a experiência de Hawthorne.


 

Artigo de :

2014-06-15 01.48.53

Sérgio F. Barbosa