Tecnologia proporciona segurança, conforto e economia

Cada vez mais, as pessoas estão em busca de praticidade, comodidade e segurança. E para facilitar o dia a dia, a tecnologia é uma forte aliada na vida das pessoas. E uma das técnicas que tem conquistado espaço nas casas dos brasileiros é a Automação Residencial.

“Automação residencial é uma tecnologia, tanto de software como hardware, que permite que se tenha o controle residencial para melhorar o conforto e economia de uma residência”, explica o advogado João Henrique Storopoli.

Esta tecnologia pode ser usada na iluminação, sonorização, home theater, climatização, no controle de persianas e toldos, na segurança (abertura de portas e portões), na manutenção de jardins (Irrigação) e nas câmeras visualizadas por IP (Internet Protocol), pois tudo isso é possível ver o que acontece na casa por meio de um aplicativo ou site.
Foto - Home Theather
Foto - Chuveiro
“Existem luzes (LED) que trocam de cor, criando novos ambientes dentro de um cômodo da casa. Ainda, a temperatura do banho pode ser programada, assim, quando a temperatura atingir o ponto ideal, uma luz se acenderá. Todos esses aprimoramentos geram conforto”, completa Storopoli.
A automação residencial tem como objetivo tornar a vida das pessoas mais fácil, proporcionar conforto, comodidade, segurança e otimizar o tempo causado pela diminuição das tarefas rotineiras.”Com essa tecnologia o contato e a fiscalização das crianças se tornam maior. Algumas tarefas também podem ser automáticas, como cuidar do jardim, abrir portões e portas, acender e apagar as luzes. Enfim, a automação proporciona mais tempo livre para os moradores”, garante o advogado.
Foto - jardim
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Automação Residencial – Aureside, cerca de 300 mil casas possuem automação. É esperado um crescimento anual de 11,36% entre 2014 e 2020.Para o especialista, o investimento inicial é alto, porém, a longo é possível garantir o retorno esperado. “Os produtos e custos de instalação são altos e recomendo automatizar a residência aos poucos. É possível ter um retorno desse investimento a longo prazo. Por exemplo, com a instalação de sensores de presença e lâmpadas de LED, o valor da conta de luz irá ser menor no fim do mês. Ainda, com a automatização da irrigação, além de não perder tempo regando o jardim, se evitará o desperdício, pois a quantidade de água certa será utilizada.”O advogado também chama atenção para os principais cuidados na hora de investir na automação residencial. “Claro que o preço dos produtos a serem instalados é importantíssimo, só que o mais importante é a conectividade entre os sistemas instalados. Do que adiante um morador ter um sistema que não “conversa” com outro. Para ganhar mais tempo e usufruir a fundo esta tecnologia é fundamental comprar todos os produtos de um mesmo fabricante, ou ter certeza, na hora da compra, de que as marcas são compatíveis entre si.”
Foto - automação residencial

A automação residencial deixou de ser vista como um artigo de luxo e, a cada dia que passa, torna-se uma solução indispensável para todos que buscam mais conforto, modernidade, segurança e, principalmente, economia de energia. Além de garantir a valorização do imóvel.